domingo, 14 de fevereiro de 2010

Parte III


Então, ele leu as datas talhadas nas lápides e calculou a duração da passagem na Terra dessas pessoas, depois mediu com o pensamento as dimensões do céu e a existência lhe pareceu ínfima. Com o mesmo cuidado anterior desviou pedaços de espaços sacros, e antes de sair pelo portão (ato de verdade desejado) deu uma última olhada naquela que havia despertado tal cadeia de recordações: a flor. Por trás dela um nome identificava mais um morto... o coração recebe um golpe agudo, apavorou-se ao perceber nas letras gravadas o seu próprio nome. E olhado por fora dele pode ver-se a si, e num choque sentiu-se soterrado sob aquele túmulo a pouco de cima visto, via-se num caixão lacrado, enclaustro, desespero a escuras, gritos inauditos, onde estaria?

À frente dos olhos fechados, luzes cegas se deslocavam em feixes entre as pálpebras e o escuro. Pôde tocar com as extremidades dos dedos a finitude do espaço, e sentiu de imediato a incompreensão atravessando o pensamento em meio a um intenso vazio a que fora aprisionado. A Repetição eterna do rosto dela sendo desvelado através dos cabelos vermelhos e a luz escassa, as mechas, as malas, era uma maldição lançada pelo tempo, agora um tempo pausado. Os braços estendidos procuravam o calor de seu abraço, nada mais importou então quando envolto pela suspensão do silêncio, soterrado, sentiu dela um abraço forte, tão forte que o universo deu um giro inverso... e do nada, amanheceu.

As pessoas paradas frente às bancas, lá, onde antes o João e o Patrício tomavam conta dos carros, puderam ler nos jornais a manchete que dizia:

“Arqueólogos acham esqueletos há 6 mil anos abraçados ”...

Ilustrações: Rodrigo Passarelli

Um comentário:

  1. Que texto FANTÁSTICO, Hugo!!! E repleto de poesia, que é o que falávamos quando estive aí, em Montevidéu. A poesia está em tudo o que nos cerca e a vejo, de forma muito bela, expressa neste conto. Fascinante! Você trabalha com as palavras, lapida-as. Pedra bruta trasformada em jóia. Parabéns!

    ResponderExcluir